Meio ambiente é fator cada vez mais
importante nas decisões de compra dos consumidores
Pesquisa
global realizada pela Tetra Pak com cerca de seis mil consumidores de 12
países aponta que mais de 75% do público entrevistado considera que o
desempenho ambiental das embalagens tem influência sobre a marca de bebidas que
compram
O estudo
revela ainda que há uma demanda crescente dos consumidores por produtos
ambientalmente corretos. Quando perguntados sobre os hábitos de compra
recentes, dois terços dos entrevistados disseram ter adquirido produtos
ecológicos, mesmo quando eles custam mais. A mesma proporção também afirma ter
evitado marcas ou itens específicos devido a preocupações ambientais.
Entre os
países pesquisados, os fatores ambientais foram considerados uma forte
influência na escolha das marcas de bebidas principalmente em mercados em
desenvolvimento como o Brasil, a China, a Turquia e a Índia, em comparação com
o Reino Unido, os Estados Unidos e o Japão. De fato, na Índia, China e Turquia,
mais de 60% dos entrevistados disseram que sempre procuram informações
ambientais sobre as bebidas que compram, em comparação com menos de 25% dos
consumidores dos países desenvolvidos.
Acompanhando
essa tendência, uma pesquisa paralela mostra que a maioria dos fabricantes de
alimentos incluiu a questão “meio ambiente” em sua estratégia de negócios. Mais
da metade estão agora focados na utilização de materiais de origem certificada
e investindo em matérias-primas renováveis como diferenciação do
produto. De acordo Mario Abreu, vice-presidente de Meio Ambiente da Tetra
Pak, atualmente os consumidores esperam mais iniciativas ambientais das empresas
e estão cada vez mais verificando as informações sobre dos produtos, antes de
comprar.
Brasil
De acordo
com a pesquisa, 61% das empresas brasileiras priorizam as questões ambientais
na estratégia de negócios, uma média superior aos outros países pesquisados
(46%). Os consumidores brasileiros também se destacaram em comparação aos
demais: 51% dos entrevistados afirmaram que procuram informações nas embalagens
se o produto é ecologicamente correto e 46% acreditam que as opções cartonadas
são as melhores.
Entre os
influenciadores, 86% deles acreditam que as embalagens com menos impacto
ambiental agregam valor à marca. A maioria deles (59%) reconhece que os
consumidores estão atentos aos rótulos das embalagens ecologicamente corretas.
Eles também pagariam mais por equipamentos com menos impacto ambiental (67%) e
88% acham importante para o futuro ter estratégias ambientais. No Brasil 39%
das empresas possuem a certificação FSC, um crescimento de 26% em apenas dois
anos, se comparada à pesquisa de 2013, com 23% das empresas certificadas
naquele ano, por exemplo.
Sobre a
pesquisa
Desde
2005, a Tetra Pak, empresa líder mundial em soluções para processamento e
envase de alimentos, realiza a pesquisa Tetra Pak Meio Ambiente a cada
dois anos. A edição de 2015 entrevistou mais de 6000 consumidores e mais de 200
partes interessadas da indústria de alimentos em um total de 12 países,
incluindo o Brasil, China, França, Alemanha, Japão, Índia, Rússia, Sul África,
Suécia, Turquia, Reino Unido e EUA. A pesquisa deste ano foi realizada em
parceria com a Millward Brown.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e sugestão para acrescentar no blog;